O Sistema Solar – Parte um

10497174_284478098399051_4837974416552685252_o

O Sistema Solar tem cerca de 4,5 bilhões de anos e é o único que conhecemos, até o momento, que possui um planeta habitável e com vida.

Ele se localiza na Via Láctea, no braço de Órion, e está a aproximadamente 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro da galáxia.

O sistema estelar onde vivemos é constituído por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Pesquisas atuais afirmam que há a possibilidade da existência de um novo planeta no Sistema Solar, apelidado de Planeta Nove.

Além dos planetas clássicos, existem também planetas anões, que recebem este nome por seu tamanho, massa e por não terem suas órbitas determinadas.

Atualmente conhecemos cinco Planetas Anões em nosso sistema: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.
Além de todos os Planetas e Planetas Anões, o sistema solar possui cerca de 179 satélites naturais e milhares de asteroides, meteoritos e etc. Todos estes corpos orbitam uma enorme estrela de classe G2V, o Sol.

Mariana Fonsati

Estudante de Engenharia Civil, estagiária e professora de Inglês. Ama os animais, astronomia e música. Co-fundadora do Respiramos Ciência

Um Comentário:

  1. Muito legal

Deixe uma resposta