Água presente na Lua teria a mesma origem que a encontrada na Terra, diz estudo

Um estudo publicado na revista Science diz que o líquido teria vindo dos meteoritos chamados condritos carbonáceos, que teriam acertado o planeta há 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar.

A conclusão aconteceu após análises da composição química de rochas lunares trazidas pelas missões Apollo 15 e 17, no começo da década de 1970. Foram comparadas as proporções de deutério e hidrogênio nessas amostras com as encontradas na água da Terra.

Pesquisas recentes da Nasa, no entanto, mostraram que a Lua possui água tanto em sua superfície quanto em seu interior.Há uma outra hipótese que explica a existência da água tanto na Terra quanto na Lua: ela teria vindo de cometas, que também são conhecidos por conterem a substância.

Contudo, grande parte deles é originada em regiões longínquas Sistema Solar e possuem grande porções de deutério.