Corrente de gás que se move rapidamente eclipsa buraco negro supermassivo

Astrônomos descobriram um comportamento estranho e inesperado ao redor do buraco negro supermassivo no centro da galáxia NGC 5548.



A equipe internacional de pesquisadores detectaram uma corrente de gás agrupado que flui rapidamente para fora, bloqueando 90 por cento dos raios-X emitidos pelo buraco negro. Essa atividade pode fornecer idéias sobre como os buracos negros supermassivos interagem com suas galáxias hospedeiras.

Existem outras galáxias que apresentam correntes de gás perto de um buraco negro, mas esta é a primeira vez que um fluxo como este foi visto movendo-se na linha de visão.

“Este é um marco na compreensão de como os buracos negros supermassivos interagem com suas galáxias hospedeiras”, afirma Jelle Kaastra do Instituto Holandês de Pesquisas Espaciais SRON , que liderou a equipe de pesquisa.

“Tivemos muita sorte. Você normalmente não vê esse tipo de evento com objetos como este. Isso nos diz mais sobre os poderosos ventos ionizados que permitem que os buracos negros supermassivos em núcleos de galáxias ativas expulsem grandes quantidades de matéria. Em quasares maiores do que NGC 5548, esses ventos podem regular o crescimento de ambos, o buraco negro e a sua galáxia hospedeira. ” [ESA]
(Visited 79 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.