Nasa divulga imagens inéditas de Júpiter: ‘Não se parece com nada visto ou imaginado’

A espaçonave Juno, da NASA, capturou as melhores imagens de Júpiter registradas, revelando tempestades turbulentas no Polo Norte do planeta.

jupiter polos

A região norte de Júpiter é muito mais tempestuosa do que o esperado e mais azul do que o resto do planeta, disse o cientista chefe da missão Scott Bolton do Southwest Research Institute em San Antonio, Texas.

“É difícil de acreditar que realmente seja Júpiter nessa imagem”, disse o cientista em sua declaração.

As fotografias obtidas pela sonda Juno “não se parecem com nada visto ou imaginado anteriormente,” disse Bolton.

No dia 26 de Agosto, a NASA liberou uma grande quantidade de imagens tiradas pela sonda Juno enquanto a mesma sobrevoava as densas nuvens do planeta a uma distância de 4 mil quilômetros.

Juno também enviou imagens exclusivas das luzes brilhantes do polo sul do planeta, consideradas as mais fortes no sistema solar. A aproximação foi a primeira de três dezenas planejadas durante os 20 meses da missão.

polo sul jupiter

Estudar o maior planeta do sistema solar deve ajudar a ter uma melhor compreensão de como a Terra e os outros planetas se formaram.

Depois de uma jornada de 5 anos, Juno adentrou a orbita ao redor de Júpiter em julho, para mapear os polos, atmosfera e interior do planeta massivo.

polo sul jupiter 2

A sonda foi a primeira a carregar um cofre de titânio projetado para proteger seus computadores e dispositivos eletrônicos da intensa radiação do espaço. Juno é apenas a segunda missão a orbitar Júpiter.

Quando terminar seu trabalho em 2018, a sonda irá entrar em queda livre dentro do planeta Júpiter e se desintegrar. A NASA planejou o final para que Juno não se chocasse acidentalmente em umas das luas de Júpiter, mais precisamente a lua congelada Europa, um alvo para missões futuras.

Fonte:[CBCnews]

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta