O que aconteceria se a Terra tivesse a gravidade de Marte?

De acordo com o físico Odylio Aguiar, especialista em detecção de ondas gravitacionais da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os gases da alta atmosfera escapariam da gravidade da Terra e se espalhariam pelo Universo. Com isso a água entraria em ebulição a uma temperatura inferior a 100°C, . “Bastaria um clima ameno de 25°C para o mar ferver”, afirmou o físico.

Outro efeito seria que, a Lua, se desgarraria da Terra. Acabando por ser capturada pela órbita do Sol, aproximadamente à mesma distância que nos encontramos dele.

”A gravidade é a principal força, em escala macroscópica, que vai modelar física e geometricamente os seres vivos. Com a mesma gravidade de Marte, este planeta Terra hipotético poderia abrigar bichos e plantas bem maiores que os atuais”, afirma o astrônomo Othon Winter.

Fonte:[Revista Superinteressante]
(Visited 523 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.