O Sistema Solar – Parte 4: Vênus, o planeta de fogo

Segundo planeta a partir do Sol, orbitando-o a cada 225 dias a uma velocidade de 35 km por segundo, Vênus é o planeta mais próximo da Terra, variando entre 40,2 milhões km e 260 milhões km de distância.
 


O tamanho de Vênus se assemelha muito ao da Terra, sendo que seu diâmetro é apenas 650 km menor que o de nosso planeta.

Sua superfície é formada, basicamente, por material vulcânico. Radiotelescópios mostram que Vênus possui depressões e algumas regiões montanhosas, com crateras e vales. 


A temperatura em sua superficie chega a 482ºC, tornando Vênus o planeta mais quente de todo o Sistema Solar. 

Isso ocorre devido a sua espessa atmosfera, que é formada pogás carbônico, nitrogênio, vapor de água, oxigênio, enxofre e ácido sulfúrico.

Para se ter ideia, a atmosfera deste planeta é 92 vezes mais densa que a da Terra. As camadas de nuvens em Vênus podem chegar a 60 km de espessura.

 

Vênus se diferencia de todos os outros planetas por seu movimento rotação, que ocorre em sentido horário, ao contrário dos outros planetas. Isso significa que, se você estivesse em Vênus, veria o Sol nascer à Oeste e se pôr no Leste.

Além disso, seu movimento de rotação também é muito lento, e um dia em Vênus dura cerca de 243 dias terrestres.



 
(Visited 679 times, 1 visits today)

Mariana Fonsati

Estudante de Engenharia Civil, estagiária e professora de Inglês. Ama os animais, astronomia e música. Co-fundadora do Respiramos Ciência

Deixe uma resposta