O Sistema Solar – parte 5: Terra, o planeta azul

A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, aproximadamente 150 milhões de quilômetros de distância, e é o único no Sistema Solar que é habitável e contém vida. Seu diâmetro é igual a  510 milhões de quilômetros quadrados.


A temperatura média em sua superfície, em condições normais, é de 15°C. A atmosfera da Terra é composta por 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, com traços de vapor de águadióxido de carbono e outras moléculas gasosas, e esta é um dos principais items para a sustentação da vida no planeta.


Sua superfície é composta em 70% por água, sem contar rios e lagos encontrados nas partes secas. 

A área seca é composta por montanhas, planaltos, desertos e outras geomorfologias, e tem área total de 148.647.000 Km².

A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas concêntricas. De dentro para fora, as camadas da estrutura da Terra são: núcleo, manto e crosta.


A Terra possui apenas um satélite natural em sua orbita, a Lua, e a idade do planeta varia entre 4,5 a 5 bilhões de anos. Porém, a vida tem cerca de 3,8 bilhões de anos de idade.

Seu movimento de rotação tem duração aproximada de 24 horas, e a translação dura 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.

Se, por acaso, pudéssemos despedaçar a Terra e pôr todos os pedaços num trem de carga, e esse trem passasse por nós à velocidade de um vagão por segundo, seriam necessários dez trilhões de anos até que o trem passasse inteiro. Seria um trem tão comprido que um sinal de radio emitido no primeiro vagão chegaria no ultimo após cerca de 50 mil anos. E não é atoa: a superfície da terra tem mais de 510 milhões de km².



(Visited 319 times, 1 visits today)

Mariana Fonsati

Estudante de Engenharia Civil, estagiária e professora de Inglês. Ama os animais, astronomia e música. Co-fundadora do Respiramos Ciência

Deixe uma resposta