Olho de Sauron capturado no espaço por novo instrumento “caçador de planetas”

O SPHERE, instrumento do Observatório Europeu Austral (ESO) para exploração de novos exoplanetas foi inaugurado e, imediatamente, registrou nada menos que o Olho de Sauron.



A esplêndida fotografia não tem nada a ver com o demônio de “O Senhor dos Anéis”. Trata-se, na verdade, do registro da imagem da estrela HR 4796, localizada a 237 anos-luz da Terra, na constelação de Centauro, envolvida por um disco de poeira cósmica.

O SPHERE (Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet Research) é especializado na busca de exoplanetas com espectropolarímetros de alto contraste. O instrumento foi desenhado para capturar imagens diretas de planetas extrassolares.

Como a luz de uma estrela consegue esconder totalmente a luz dos planetas que a orbitam, a obtenção de imagens diretas de planetas situados fora da Via Láctea é uma tarefa extremamente difícil. Entretanto, o SPHERE, atualmente instalado no telescópio VLT, no Chile, possui uma avançada tecnologia para detectar pequenos pedaços do céu ao redor das estrelas. [The History]



(Visited 83 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Um Comentário:

  1. Corre, Frodo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.