Rússia anuncia plano para enviar humanos de volta à Lua

Colonização Lua

A Agência espacial russa, Roscosmos, anunciou que quer enviar seres humanos para  a Lua até 2029 – seis décadas após os primeiros homens andarem na superfície lunar. Isso segue um anúncio do início do mês passado que dizia que a Rússia e a ESA querem, eventualmente, colonizar a Lua através da criação de uma base lunar permanente lá.

“Um vôo tripulado à Lua com desembarque no solo lunar está previsto para 2029,” Vladimir Solntsev, chefe da Roscosmos Energia (RSC Energia), disse em um comunicado na terça-feira, informou a Russia Today.

No entanto, detalhes para esta missão ainda são poucos e distantes entre si. A Rússia aparentemente está trabalhando em uma nova nave espacial para o empreendimento, mas as logísticas exatas de como seria todo o trabalho não são conhecidas. Um voo desta nave espacial está previsto para 2021, seguido de um voo para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2023 e uma missão não tripulada para a Lua em 2025.

A Rússia disse anteriormente poder considerar a construção de uma nova estação espacial, com ou sem a NASA. A missão robótica, chamada Luna 25, prevista pela ESA para 2024, deverá tocar o Polo Sul da cratera lunar Aitken .

“Temos a ambição de ter astronautas europeus na Lua”,  disse Bérengère Houdou, chefe do grupo de exploração lunar no Centro de Pesquisa e Tecnologia Espacial Europeu (ESTEC). “Atualmente estão acontecendo várias discussões a nível internacional em busca de ampla cooperação para descobrirem uma forma de voltar à Lua.” lua-vehicle

A China, também, parece estar interessada em missões à Lua. Eles desembarcaram com sucesso um Rover no solo lunar em 14 de dezembro de 2013 – o primeiro pouso de qualquer tipo sobre a Lua desde a russa “Luna 24”, em 22 de agosto de 1976. Eles também foram avançando as suas capacidades de voos espaciais tripulados, com uma estação espacial experimental em órbita e sua nave espacial “Shenzhou”, com possibilidade de missões lunares tripuladas no futuro.

Note-se que esta não é a primeira vez que a Rússia tem feito algumas escaramuças sobre pouso na Lua. Eles fizeram anúncios similares anteriormente, mas desta vez parece ser ligeiramente diferente como eles afirmam ter uma nave espacial em desenvolvimento.

Enquanto isso a NASA mantém missões a Marte como seu objetivo principal, embora alguns tenham defendido que eles, também, devem considerar uma viagem de volta à Lua. Nenhum ser humano coloca os pés lá desde que a missão Apollo 17, realizada pelos astronautas Gene Cernan e Jack Schmitt, deixou a superfície em 14 de dezembro de 1972 com apenas um punhado de desembarques robóticos.

Fonte: [IFLScience]
(Visited 154 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta