[VÍDEO] Nave que observou o cometa Halley é encontrada vagando no espaço

Em 1978 foi lançada ao espaço a espaçonave da NASA International Sun/Earth Explorer (ISEE-3), com o objetivo de estudar a influência do vento solar sobre o campo magnético de nosso planeta. Além disso, observou atentamente a passagem do cometa Halley, em 1986, e, em ambas as tarefas, atuou com bons resultados.

Ao concluir as missões iniciais, a ISEE-3 se dedicou à observação ejeção da massa coronal do Sol. Em 1997, quase 20 anos depois de seu lançamento, foi desconectada pela NASA, por não ter mais função ativa, e abandonada à própria sorte. No entanto, seu transmissor não foi desconectado e, 17 anos depois, a história que parecia ter chegado ao fim tem um giro inesperado, quando um grupo de observadores a detectaram e agora tentam retomar seu controle.

A equipe por trás do nostálgico projeto é formada por um grupo diversificado de estudantes de astrofísica, astrônomos amadores e alguns ex-funcionários da NASA, atualmente aposentados. No próximo mês de agosto, a nave deve ser detectada nas imediações de seu ponto de partida na Terra.
O grupo já conseguiu arrecadar mais de US$ 150 mil utilizando o CrowFunding, um método alternativo de captação de recursos financeiros. A verba é suficiente para capturar informações sobre a telemetria da sonda, averiguar seu estado geral e utilizar o combustível existente para posicioná-la em uma nova órbita, de onde poderá ser observada por um radiotelescópio, na medida em que a velha nau do espaço se aproxime da Terra.


(Visited 105 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.