5 fatos rápidos da ciência que vão explodir sua mente

Por que mais pessoas não apreciam a ciência? Pessoalmente, acredito que tenha algo a ver com a comunicação científica e a maneira como ensinamos ciências em nossas escolas.

Com isso em mente, aqui estão alguns fatos científicos surpreendentes que espero que inspirem você a aprender algo novo todos os dias. Eles certamente fizeram isso por mim. No entanto, esta lista é muito curta; continue crescendo, adicionando seus próprios dados científicos na seção de comentários.


1. Há DNA suficiente no corpo de uma pessoa comum para ir do sol até Plutão e voltar – 17 vezes

O genoma humano (o código genético em cada célula humana) contém 23 moléculas de DNA (chamadas cromossomos), cada uma contendo de 500.000 a 2.5 milhões de pares de nucleotídeos. As moléculas de DNA deste tamanho têm de 1,7 a 8,5 cm de comprimento quando desenroladas – cerca de 5 cm em média. Existem cerca de 37 trilhões de células no corpo humano, então se você desenrolasse todo o DNA em cada célula e colocasse as moléculas de lado a lado, somaria um comprimento total de 2 × 10¹⁴ metros – o suficiente para 17 viagens de ida e volta para Plutão. Como um bônus adicional, você deve saber que cada um de nós compartilha 99% do nosso DNA com todos os outros seres humanos – apenas para mostrar que somos muito mais parecidos do que diferentes.

2. O corpo humano médio transporta dez vezes mais células bacterianas do que células humanas

Todas as bactérias que vivem dentro de você poderiam encher uma jarra de meio litro – há 10 vezes mais células bacterianas em seu corpo do que células humanas, de acordo com Carolyn Bohach, uma microbióloga da Universidade de Idaho. Não se preocupe, porém: a maioria dessas bactérias é útil. Na verdade, nós não poderíamos sobreviver sem eles.

Por exemplo, as bactérias produzem substâncias químicas que nos ajudam a aproveitar a energia e os nutrientes de nossos alimentos. Roedores sem germes precisam consumir quase um terço a mais de calorias do que os roedores para manter seu peso corporal, e quando os mesmos animais receberam uma dose de bactéria, seus níveis de gordura aumentaram apesar do fato de não comerem mais. do que eles tinham antes. As bactérias do intestino também são muito importantes para manter a imunidade. (fonte da imagem).

3. Você não pode saborear comida sem saliva

Betelgeuse fica a cerca de 430 anos-luz da Terra, mas é uma das estrelas mais brilhantes do céu. A razão é que Betelgeuse é uma estrela supergigante – o maior tipo de estrela no Universo. Betelgeuse tem uma luminosidade de cerca de 10.000 vezes maior que a do Sol e seu raio é cerca de 370 vezes o do Sol. Se fosse posicionada no centro do nosso sol, seu raio se estenderia além da órbita de Marte. Por estar perto do fim de sua vida, é provável que Betelgeuse exploda a qualquer momento se transformando em uma supernova.

5. O universo conhecido é composto por cerca de 50.000.000.000 de galáxias.

Existem entre 100.000.000.000 e 1.000.000.000.000 de estrelas em uma galáxia normal. Somente na Via Láctea pode haver 100 bilhões de planetas semelhantes à Terra. Ainda acha que estamos sozinhos?

(Visited 44 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.