Afinal, por que as roupas encolhem?

É muito comum você comprar uma camiseta nova e logo após a primeira lavagem ela encolhe tanto que dificilmente passa pela sua cabeça. O mais interessante deste fato cotidiano é que as roupas estão simplesmente voltando ao seu tamanho natural!

Durante sua fabricação, o tecido passa por um processo para esticar suas fibras, que já são naturalmente encolhidas. Assim, todas as peças de seu guarda roupas estão estressadas e sob tensão e tendem a relaxar com o passar do tempo.

O movimento que a máquina de lavar realiza durante a lavagem faz com que as fibras relaxem mais facilmente, resultando no encolhimento quase instantâneo da peça.

Isto ocorre somente com os tecidos naturais, como o algodão, linho e lã. Para evitar a desagradável surpresa, as roupas são pré-encolhidas, indo à venda já lavadas ou comprimidas. Porém, a solução mais eficaz é utilizar tecidos sintéticos nas composições de peças, pois são bem mais maleáveis e estáveis, portanto não tendem a encolher.

Fonte:[Mundo Estranho]
(Visited 156 times, 1 visits today)

Mariana Fonsati

Estudante de Engenharia Civil, estagiária e professora de Inglês. Ama os animais, astronomia e música. Co-fundadora do Respiramos Ciência

Deixe uma resposta