Vídeo da NASA simula toda a produção anual de CO2 no planeta

Cientistas da Nasa produziram, pela primeira vez na história, um modelo que simula todo o fluxo do dióxido de carbono no planeta Terra ao longo de um ano. A ação pioneira ilustra em alta resolução como o gás realmente se move na atmosfera da Terra.

As nuvens de CO2 formam redemoinhos e se deslocam pelos hemisférios Norte e Sul, sendo possível perceber trocas de concentrações de acordo com o crescimento de plantas e árvores.

A visualização criada por cientistas da  NASA Goddard’s Global Modeling and Assimilation Office só se tornou possível com um novo modelo de programação chamado GEOS-5. O projeto faz parte das simulações da “Nature Run”, uma área que processa dados reais oriundos das condições atmosféricas.

A simulação aconteceu no período de maio de 2005 a junho de 2007. Agora tente imaginar o quanto isso pode ter piorado nesses últimos anos.

Fonte: [Revista Galileu]


Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Um Comentário:

  1. Hi there, I enjoy reading all of your post. I like to write a little comment to support you.

Deixe uma resposta