Você sabe quem foi William Herschel?

Friedrich Wilhelm Herschel (1738-1822), mais conhecido como William Herschel, foi um astrônomo e compositor alemão que ficou famoso pelas suas 24 sinfonias e por várias descobertas no meio científico.


Em 1757 mudou-se para a Inglaterra e em 1767 tornou-se organista e regente em Bath. Alguns anos depois trouxe sua irmã Caroline para ser sua governanta e cantar em seus concertos. Com o passar do tempo ela se juntou a ele em seus estudos astronômicos tornando-se a primeira astrônoma profissional.
Curiosamente, a música fez com que Herschel se apaixona-se pela Matemática e pelos astros.

Ficou marcado na história por ter descoberto o planeta Urano e duas de suas luas, Titânia e Oberon. Descobriu, também,  a radiação infravermelha da luz solar, construiu e aperfeiçoou o telescópio de refracção , descobriu cerca de 2400 nebulosas ou galáxias, descobriu duas luas de Saturno, Mimas e Enceladus, foi o primeiro a perceber que o sistema solar se move através do espaço e determinou a direção aproximada desse movimento, estudou a estrutura da via láctea e determinou a sua forma de disco.



Foi o  primeiro a usar o termo asteroide, fez observações do planeta Marte , relativamente à inclinação do seu eixo e às mudanças nas suas camadas de gelo.

Herschel também ficou famoso ao usar um  microscópio para estabelecer que coral não era uma planta, como muitos acreditavam na época, pois não possuía a parede celular característica das plantas. [A tua vida nos AstrosWiki]

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta