Vulcão na Indonésia está expelindo incríveis chamas azuis

O vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, chama a atenção por um espetáculo que pode ser visto exclusivamente durante a noite.

Estas imagens impressionantes foram tiradas pelo fotógrafo Olivier Grunewald, que tem documentado o vulcão Ijen na ilha de Java, na Indonésia.

Ao contrário do que parece à primeira vista o brilho azul não é lava sendo expelida pelo vulcão. Na verdade, as manchas azuis são chamas que resultam da queima dos gases à base de enxofre que saem do vulcão a alta pressão e temperatura.

Alguns dos gases passam ao estado líquido, que continuam a queimar à medida que fluem pelas encostas, disse Grunewald, “dando a sensação de que a lava está fluindo”. A queima acontece dia e noite, mas é visível apenas na escuridão.
Mineiros extraem enxofre neste vulcão há mais de 40 anos. À medida que os gases arrefecem deposita-se enxofre no estado sólido, que depois é recolhido por mineiros.


Enquanto Grunewald fotografa o fenómeno tem que usar uma máscara de proteção contra os gases tóxicos. No entanto, ele já viu muitos mineiros usando como proteção apenas um pano molhado. Alguns deles nem sabem que o que estão respirando é muito prejudicial à sua saúde.

Fonte:[NatGeo]


(Visited 87 times, 1 visits today)

Filipe Aguiar

Filipe Aguiar Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade São Francisco, fundou o Respiramos Ciência em 2014. É apaixonado por astronomia, biologia, livros, rock, RPGs, filmes e ama tocar bateria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.