Sistema Solar – Parte 2: O Sol

Há cerca de 4,5 bilhões de anos, uma enorme nuvem de gases e poeira que ocupava o espaço onde hoje é o Sistema Solar, encontrou condições para se aglomerar e se juntar em blocos.

Nuvem de gás e poeira – Nebulosa
O primeiro bloco a se formar, no centro da nuvem, ficou tão grande e pesado que sua força gravitacional tornou-se forte o suficiente para reter gases, formando o que hoje chamamos de Sol.

Estrela central do Sistema Solar – Sol

Já os planetas foram formados pelos blocos pequenos, que se achataram ao redor do centro da nuvem e formaram um disco protoplanetário, que recebe esse nome por ser a região em um sistema estelar onde os planetas têm origem.
 
Disco Protoplanetário dando origem ao Sistema Solar

Todos os corpos presentes no sistema, os planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, assim como todos os satélites nas orbitas destes corpos, giram ao redor do Sol.

Nossa estrela central, de classe espectral G2V, é responsável por 90,86% da massa de todo o Sistema Solar e possui um volume de 1,3 milhões de vezes maior que o nosso planeta.

Sistema Solar com seus oito principais planetas
O Sol é composto primariamente, em volume, por 92% de hidrogênio, 7% de hélio e traços de outros elementos, como ferro, níquel, magnésio, oxigênio, cálcio, crômio, silício, enxofre e néon.
A temperatura em sua superfície é de 6.000°C, e em seu núcleo a temperatura pode chegar a 15.000.000°C (15 milhões).

 

Fizemos um vídeo rápido onde contamos algumas curiosidades sobre o Sol, confira:

 

Apesar de seu brilho ser amarelo visto da Terra, o Sol é uma estrela de cor branca, que ganha cor amarelada pela dispersão dos raios na atmosfera de nosso Planeta.
O Sol ainda tem hidrogênio suficiente para queimar por mais 10 bilhões de anos. Quando todo o hidrogênio for consumido a estrela se expandirá se tornando uma Gigante Vermelha e, desta maneira, irá engolir todo o sistema solar. 

Mariana Fonsati

Estudante de Engenharia Civil, estagiária e professora de Inglês. Ama os animais, astronomia e música. Co-fundadora do Respiramos Ciência

Deixe uma resposta